O que a tua marca vende?
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Juice Box London |
Qual o teu produto? O que a tua marca vende?
Essas duas perguntas num primeiro momento podem parecer estar se referindo a uma mesma coisa, mas se pensarmos melhor podemos ver que são duas questões diferentes: um produto deixa de ser apenas um produto a partir do que a marca vende.
Vou tentar explicar melhor:
Essa foto que coloquei pra ilustrar o post foi feita na Oxford Street em Londres, a principal rua comercial da cidade. No meio de lojas de marcas mega conhecidas e outras tantas bem tradicionais inglesas, com vitrines lindas chamando a nossa atenção, de repente a gente se depara com essa banca de sucos de frutas frescas.
Não é linda? Toda organizada esteticamente por cores, com as frutas bem expostas, construída numa madeira que remete à fazenda onde foram colhidas, ao primeiro olhar nos encanta e em seguida desperta o nosso desejo de experimentar um suco ou as frutas deliciosas, incrementadas com o tradicional e delicioso chocolate belga.
E é sobre isso que as duas perguntas iniciais estão falando. Uma coisa é tu venderes um produto. E outra coisa é o que a tua marca vende, que vai muito além do produto. Uma marca pode vender sonhos, desejos, histórias, significado... Marcas podem oferecer experiências às pessoas, podem fazer as pessoas se conectarem com ela de uma maneira emocional, e a partir disso construir relacionamento, o que faz as pessoas voltarem pra comprar e continuarem desejando os teus produtos.
E é isso que o branding ajuda a construir. A partir da essência da marca, dos valores e do propósito, e de como essa comunicação é feita, tanto da marca como do produto que tu vendes, o branding pensa estrategicamente todo o universo da marca. Branding é sobre percepção, sobre relacionamento, sobre experiência, sobre conexão. Branding é sobre Emoção.
E agora eu te pergunto, deu vontade de experimentar o suco da marca Juice Box London? Me conta!
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