Relacionamento entre Marcas e Pessoas

 

Quando criança passava as férias na casa dos meus avós numa cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul. Adorava ir pra lá, passava os dias indo da casa para o prédio vizinho, onde ficava o negócio deles. No início, um armazém que vendia secos e molhados, que depois de alguns anos passou a ser uma ferragem. Minha avó fazia o caixa, era responsável pelo financeiro. Meu avô atendia no balcão, sempre com um sorriso para os clientes. Conhecia todos que vinham comprar, ouvia com atenção as suas histórias, sabia das suas vidas e as das suas famílias. Muitas vezes, ao ver o cliente, já até sabia o que ele estava vindo comprar. Conhecia os hábitos e costumes de cada um. E ao receber novidades, sabia para quem oferecer. Trabalharam nesse negócio enquanto puderam, até bem velhinhos.

Por que estou contando isso? Porque nos dias de hoje, estamos repensando as formas de vender. E vendo a necessidade de resgatar esse jeito antigo de fazer negócios, onde o mais importante era o relacionamento. Conhecer os clientes, seus gostos, seus desejos, suas necessidades. Conversar, ouvir suas histórias, entender o que querem e o que precisam. A isso a gente chama conhecer o comportamento de consumo do seu consumidor. E a partir desse conhecimento, construir relacionamento.

Existem inúmeras formas de construir relacionamento com teu cliente. Na era digital, softwares CRM que captam suas preferências e pesquisas de compras ajudam na construção desse relacionamento. Dados online são analisados o tempo todo, a fim de que as empresas saibam o que nos oferecer e quando oferecer. Conhecem-nos mais do que a nós mesmos.

Mas o que os pequenos negócios podem fazer para concorrer com os grandes?

Também podem fazer uso desses programas CRM para ter conhecimento de preferências e necessidades de seus consumidores, que hoje são bem acessíveis. E podem também através de pequenas atitudes, estreitar esse relacionamento. Mostrar de alguma forma o quanto as pessoas importam para o negócio, manter contato, enviar um bilhete junto com o produto comprado na loja virtual. Demonstrar carinho ao cliente. Construir relacionamentos é maior do que vender produtos. É fidelizar o cliente, fazendo com que ele volte a comprar, mas também que acompanhe os teus movimentos, os teus esforços.

Fidelizar um cliente significa ter um fã que apoia o teu negócio, que atende um chamado para uma ação maior. Que fala da tua marca para as outras pessoas. Que elogia o teu trabalho valorizando-o. E que vai estar sempre do teu lado apoiando!

Comentários

Postagens mais visitadas